Construir a floresta <br>do futuro
Mais de duas centenas de pessoas participaram, sábado, na Casa do Alentejo, em Lisboa, no Fórum «O ciclo da cortiça – do montado à nossa casa», promovido pelo Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).
A iniciativa contou com a intervenção de vários oradores – economistas, empresários, sindicalistas, professores universitários, investigadores, autarcas e ecologistas – que abordaram aspectos e preocupações de âmbito económico, social, ambiental e cultural deste ciclo.
Entre outras matérias, foram ainda discutidas as potencialidades do património existente para o desenvolvimento local. O caso da Robinson, de Portalegre, teve um destaque muito especial nesta iniciativa, não só pelas intervenções proferidas, como também pela presença de uma exposição fotográfica e da petição «Salvem a Robinson».
No final do fórum, Manuela Cunha, da Direcção Nacional do PEV, informou que os ecologistas estão empenhados, neste novo quadro parlamentar, «em dialogar com o Governo para defender novas políticas para as florestas» e para travar «a expansão do eucalipto e da promover o montado de sobro».
Este objectivo ficou registado no programa do Governo por força das posições conjuntas assumidas entre o PE e o PEV. «A floresta do futuro deve promover o desenvolvimento das comunidades locais», «preservar a biodiversidade» e «combater o despovoamento do País», defendeu.